O que é um chatbot para Whatsapp e como utilizar?

//O que é um chatbot para Whatsapp e como utilizar?

CHATBOT: O SONHO DOS COMERCIANTES TORNA-SE REALIDADE

Talvez você ainda não tenha notado, mas se você usa a internet com frequência, faz compras em sites, interage com centrais de atendimento online, faz curso online ou ainda simplesmente participa de algum grupo em redes sociais, você está cercado de robôs e não percebeu. Chatbots já são realidade no mercado digital brasileiro. É cada vez maior o número de empresas usando esse serviço, assim como também é cada vez maior o número soluções inovadoras oferecidas.

Se você parou no tempo do SMS, o vovô dos mecanismos de mensagens instantâneas, prepare-se, você vai descobrir um mundo novo.

 Vamos começar pela definição para poder deixar as coisas mais claras não é? Então vamos a ela:

– Um bot é um software de inteligência artificial desenvolvido para executar uma série de tarefas automatizadas e programadas.  

Embora um dos usos mais conhecidos para chatbots seja o serviço de atendimento ao cliente, ainda existem desafios na criação de um bom bot que atenda clientes.  Na verdade, se você construir um bot  sem o conhecimento adequado, você estará fazendo um desserviço ao seu negócio e pode acabar prejudicando a experiência do usuário.

O modelo mais comum de chatbot, é um robô capaz de simular uma conversa com a pessoa e, por conseguinte,  entreter, dar respostas ao cliente e muitas das vezes sanar dúvidas do cliente.

Como funciona um Chatbot?

Os Chatbots são programados principalmente para executar as funções repetitivas. Chatbots funcionam através de regras. Os mais modernos já lançam mão do recurso de inteligência artificial, onde os robôs também aprendem a dar respostas com o tempo. Ou seja, quanto mais utilizado mais inteligentes se tornam.

Com o intuito de eliminar tarefas repetitivas, e obviamente ganhar em produtividade e escala de atendimento os bots ganharam uma legião de fãs. Em se tratando de redes sociais chatbots  se tornaram essenciais, pois o volume de contatos é muito grande. E para evitar que seguidores fiquem sem respostas, os chatbots são as melhores opções.

Como surgiu esse movimento de chatbots ?

Especialistas são categóricos em afirmar que esse movimento de automatização de atendimento se deve a três fenômenos recentes:

Penetração de Aparelhos Móveis – A invasão dos celulares na vida das pessoas. O uso constante de celulares fez as pessoas passarem grande parte do dia conectadas.

Crescimento do mercado de aplicativos – Tente pensar em alguma coisa hoje que já não tenha aplicativos desenvolvidos. O volume de downloads de aplicativos nas playstores não para de crescer.

Desenvolvimento da Inteligência Artificial – A ciência da computação deu passos largos na criação de uma inteligência autônoma, a chamada inteligência artificial.

Junte todos esses fatores e as transformações que eles trouxeram para a vida das pessoas e você verá que só poderia mesmo dar em uma direção: Automatização de atendimento através de chatbots.

Como usar um chatbot no Whatsapp

Embora pareça um bicho de 7 cabeças para quem não tem muita familiaridade com tecnologia, criar um bot no whatsapp não é difícil. Vamos desvendar esse mistério para você. Em apenas 5 passos você já poderá entender o passo a passo para por o seu whatsapp para trabalhar para você.

5  Passos para criar um bot no Whatsapp:

1 – Escolha o dispositivo que usará para instalar o bot

Como o bot é gerenciado no próprio dispositivo, então é importante que você já tenha definido onde vai usá-lo: Tablet ou Smartphone.

Defina previamente o propósito específico do seu chatbot. Tente não incluir muitas funcionalidades de início, pois tanto os chatbots, quanto seus usuários, ainda se encontram em fase de amadurecimento. Quanto mais simples for a estrutura do seu chatbot mais fácil você dominará a ferramenta.

2 – Instale a última versão do Whatsapp

Para evitar conflitos de versões, travamentos, lentidões, etc, é sempre bom atualizar a versão do whatsapp, pois dessa forma você evita pequenos aborrecimentos.

3 – Rotear o dispositivo (Tablet ou Smartphone)

Bom, acredito que sua primeira dúvida é: O que é rotear um dispositivo? Acertei? … então vamos a resposta:

Rotear um dispositivo nada mais é do que se tornar um administrador dele.

Quando compramos um aparelho novo, ele vem de fábrica com uma série de bloqueios que impedem o usuário comum de fazer qualquer mudança nas configurações do aparelho. Essa medida é tomada para evitar que essas mudanças danifiquem o aparelho ou o deixem vulnerável a invasões e vírus. No nosso caso aqui, precisamos entrar nas configurações do aparelho para instalar aplicativos que vão se integrar ao seu whatsapp.

Instalar o root é bem simples. Você só precisa ir na playstore e baixar seu aplicativo de preferência para rotear seu aparelho. O próprio aplicativo vai te orientando como fazer o passo a passo.

Veja os principais aplicativos para essa função:

– King Root, Kingo Android Root, One Click Root e iRoot.

Se tiver alguma dúvida, basta uma pesquisa rápida no Google que não faltaram tutoriais para isso.

4 – Instalar o Bot

No mercado já existem alguns chatbots desenvolvidos exclusivos para atendimento automatizado, e um deles é o Whatsapp Automação.

O sistema funciona com um menu interativo onde você mesmo pode personalizar de forma simples. A configuração é feita de acordo com as necessidades do seu negócio, direcionando os seus contatos para o fechamento das vendas.

Com o Whatsapp Automação você atende seus clientes de forma automática via WhatsApp, sem se preocupar com o horário ou com a quantidade de pessoas que falam com sua empresa. O atendente virtual responde aos questionamentos dos seus clientes e fecha vendas automaticamente, enquanto você se concentra em outras atividades.

O sistema funciona 24 horas, fazendo com que você atenda todas as pessoas que entram em contato com a sua empresa, evitando assim a perda de vendas por distração, falta de tempo ou equipe de atendimento.

5 – Planejar as Interações

Não pense que a parte mais difícil já passou. Agora é que começa o trabalho mais estratégico do processo. Nessa etapa, você precisa se colocar no lugar do seu cliente, pensar com a cabeça dele e montar sua estratégia de interação com eles.

Se você definiu lá no início seus propósitos para implantação do chatbot, então agora fica mais fácil seguir no seu projeto.

Nossa dica para você nessa etapa é o famoso: Menos é mais!

. Não pense em macro fluxos, ou fluxos complexos no início. O importante é que seu bot seja funcional.

.Em hipótese alguma seu cliente pode ficar sem resposta.

. Escreva mensagens claras e concisas para ir direto ao ponto.

. Não tente florear muito nas respostas.

. Não economize tempo nessa etapa.

Bote a criatividade para trabalhar por você.

 

Outros usos comuns para chatbots

Chatbot no Facebook

Se você tem a sua página no Facebook, você pode automatizar uma ação, de forma que o usuário, ao clicar em algum anúncio na sua fanpage, seja direcionado para uma conversa com seu bot a fim de esclarecer a oferta no qual ele esteja interessado ou concluir uma compra.

Gerador de Leads

Não há mais a necessidade de formulários cheio de campos a serem preenchidos ou páginas de contato. Com os bots fica muito mais fácil obter informações de seus usuários através dos bate-papos, pois no processo de automação, vários dados dos clientes já são captados ao entrarem em contato com você.

Dessa forma, antes mesmo de um cliente entrar em contato com você, os bots já captaram seus dados e já podem lhe trazer informações prévias e qualificando esse cliente para sua captação.

 

 

Coletor de Informações

Informação é poder, é dinheiro! Manter-se informado é importante para qualquer negócio.

Mensagens e informações ocupam uma grande parte do nosso tempo hoje.

Entre e-mails diários, notificações de redes sociais, mensagens de whatsapp, ficamos o tempo todo conectados.

Mas será mesmo necessário receber toda e qualquer informação o tempo todo?

Use os bots para filtrar mensagens mais importantes e otimize seu tempo.

Da mesma forma, programe o bot para enviar mensagens e conteúdos importantes aos seus clientes de acordo com os interesses deles.

Já imaginou manter os usuários constantemente atualizados sobre informações da sua empresa?

Estar na mente do consumidor aumenta a fidelidade da marca.

Coletar comentários

Receber milhares de mensagens diariamente, responder esses milhares de comentários diariamente, não é uma das tarefas mais prazerosas ou fáceis de fazer não é mesmo?

Comentários têm mais qualidade e autenticidade quando coletados um a um. Você pode tomar decisões comerciais melhores de acordo com a base de comentários coletados. E você ainda tem também a opção de responder a alguns clientes manualmente, caso julgue necessário.

As redes sociais e os chatbots

Praticamente todas as redes sociais da atualidade já estão recorrendo ao uso ou o desenvolvimento de chatbots cada vez melhores, mais autônomos, mais capazes e mais inteligentes.

O próprio Facebook lançou esse ano no evento F8 (sua conferência anual sobre automação) sua versão mais nova do seu chatbot do messenger.

O Twitter, que também não quer ficar para trás nesse mercado, incorporou bots em sua plataforma.

O concorrente do Whatsapp, o Telegram, também incorporou esta tecnologia à sua plataforma.

Praticamente todas as plataformas de redes sociais estão lançando seus bots para atender as demandas de um mercado em plena maturação.

Mas, sem dúvida é o Facebook é o líder e o principal expoente desse mercado incipiente de chatbots.

Conclusão sobre os Chatbots

Apesar de ser algo evidente, é importante ressaltar que o uso chatbots, além de ajudar a gerenciar o trabalho, também ajudam a reduzir custos e minimizar erros.

Pense no custo que agregaria ao seu negócio ter que contratar pessoas para realizar essas tarefas repetitivas que os chatbots realizam com total eficiência.

A tecnologia não está concentrando todos os seus esforços na criação de bots por acaso. É claro que este mercado pode colher benefícios econômicos significativos.

Chatbots respresentam um oportunidades de reduzir custos e gerar mais receita para o seu negócio por meio de automação.

Ficou com alguma dúvida? Se você quiser saber mais sobre  como vender pelo Whatsapp, agende uma reunião e vamos bater um papo.  Para nós é muito importante esclarecer suas dúvidas.

2018-05-05T12:02:08+00:00

Um comentário

  1. Sayure D. Santos 03/02/2019 at 18:54 - Reply

    Olha eu aqui passando novamente, Estou acompanhando seu Blog que é Maravilhoso! Essas informações tem me ajudado bastante e acredito que outras pessoas também. Sou grata. Sucesso Sempre!!

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